Espaço é a área presente além da atmosfera da Terra. É nesta área que encontramos planetas, galáxias, sistemas solares, estrelas, asteróides. Vivemos no espaço e, portanto, devemos conhecer alguns fatos espaciais para nos divertir ou estudar. Ele é vasto, já que hospeda trilhões de estrelas, incontáveis ​​galáxias e muitos planetas. No entanto, é apenas o universo visível. Os cientistas concordam que há muito mais coisas para explorar o universo desconhecido do que podemos imaginar. Então, vamos aprender mais sobre o espaço no artigo de hoje.

40 fatos espaciais surpreendentes

1. O espaço não começa realmente em uma determinada altura acima do nosso planeta. A definição comumente usada é a linha Kármán que está a 100 quilômetros de nossa atmosfera.
  2. O maior objeto tripulado presente no espaço é a Estação Espacial Internacional.
  3. Na verdade, é um vácuo rígido, ou seja, é um vazio que contém muito pouca matéria.
  4. A nave espacial visitou todos os planetas do sistema solar.
  5. A idade do universo é de 13,8 bilhões de anos. Desde o seu início (devido ao Big Bang), ele vem se expandindo.
  6. Existem quase 2 trilhões de galáxias no universo visível ou conhecido.
  7. Existem na Via Láctea, de 100 a 400 bilhões de estrelas.
  8. Não há som no espaço porque as moléculas estão situadas tão distantes umas das outras que não podem transmitir som. No entanto, não é totalmente silencioso. As ondas de rádio podem ser enviadas e recebidas!
  9. O espaço presente entre as galáxias não está vazio. Em média, existe um átomo por m³.
  10. Um vulcão em Marte tem três vezes o tamanho do Monte Everest. Olympus Mons é um vulcão em Marte com 600 km de largura e 21 km de altura. É a montanha mais alta de todos os planetas do sistema solar. O pico central Rheasilvia do asteróide Vesta (22 km de altura) é 1 km mais alto que o Monte Olimpo. A base do Monte Olimpo é do tamanho do Arizona!
  11. O Sol é responsável por 99,86% da massa de todo o sistema solar. A massa do Sol é 330.000 vezes a da Terra.
  12. O planeta anão Ceres é considerado o maior asteróide. Está presente no Cinturão de Asteróides entre Marte e Júpiter. Foi descoberto por um astrônomo italiano, Giuseppe Piazzi no ano de 1801. Tem 965 km de largura. No entanto, é o menor planeta anão do sistema solar.
  13. Você sabia que existe uma enorme nuvem de vapor d'água no espaço? Possui 140 trilhões de vezes a massa de água presente nos sete oceanos da Terra. Ela fica a aproximadamente 10 bilhões de anos-luz de distância.
  14. Se duas peças do mesmo metal ou material colidirem uma com a outra no espaço, elas se unirão permanentemente. É chamado de soldagem a frio. Este fenômeno não acontece na Terra porque há água e ar presentes entre as peças.
  15. A Via Láctea e a galáxia de Andrômeda colidirão nos próximos 3,75 bilhões de anos. A galáxia de Andrômeda está se aproximando de nossa galáxia a uma velocidade de 110 km/s!
  16. Existe um planeta chamado 55 Cancri e. Seu raio é duas vezes maior que o da Terra e a massa é oito vezes maior que a massa da Terra. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Yale, a superfície deste planeta é composta de diamante e grafite. Está a quarenta anos-luz de distância da Terra, mas é visível a olho nu. Está presente na constelação de Câncer.
  17. Todo o traje espacial da NASA custa apenas US $ 12 milhões. 70% do custo é para o módulo de controle e o backup.
  18. Os começos mais densos e menores no universo conhecido são as estrelas de nêutrons. Eles têm um raio de cerca de 10 km, mas sua massa é poucas vezes maior que a do sol. Não só que eles podem girar até 60 vezes por segundo depois de nascerem e, mais tarde, podem girar cerca de 600-712 vezes por segundo. Eles nascem de explosões de supernovas com colapso do núcleo.
  19. O cometa Halley passará pela Terra novamente em 26 de julho de 2061. O cometa foi descoberto por Edmond Halley em 1705.
  20. Há cinco planetas anões que são conhecidos no nosso sistema solar. Eles são Ceres, Plutão, Eris, Makemake e Haumea.
  21. A região central do cometa é chamada de núcleo e os fluxos de poeira vistos atrás do cometa são chamados de cauda ou coma.
  22. Existem 88 constelações de estrelas reconhecidas em nosso céu.
  23. A luz leva apenas 1,3 segundos para chegar à Terra vinda da lua. A distância entre o planeta e o satélite é de 384.400 quilômetros.
  24. A força gravitacional de Júpiter é tão forte que uma grande porcentagem dos asteróides, cometas, são atraídos por Júpiter.
  25. A mancha vermelha em Júpiter é três vezes maior que a da Terra, mas está diminuindo à medida que você lê esses fatos espaciais.
  26. A anã vermelha é uma estrela menor e mais fria do que outras estrelas. É o último estágio de sua vida. A temperatura da superfície de uma anã vermelha é de cerca de 7200 K. Eles podem queimar continuamente por 10 trilhões de anos.
  27. Gennady Padalka passou mais tempo no espaço do que qualquer outro humano. Ele é um astronauta da Agência Espacial Federal Russa (RKA). Ele passou 879 dias no espaço. Ele trabalhou na Estação Espacial Internacional e na Mir.
  28. Todos ouviram sobre a NASA, mas você sabe o que significa NASA? Significa Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço. Foi criado em 1958 pelo Governo Federal dos Estados Unidos.
  29. A palavra astronauta vem de duas palavras gregas - astron significa estrela e nautes significa marinheiro. Então, um astronauta é um marinheiro estelar.
  30. A Terra é 81 vezes mais pesada que a Lua.
  31. O único planeta que poderia flutuar na água é Saturno. É também o planeta mais leve. Ele pode flutuar na água porque é feito de gás (principalmente).
  32. Mercúrio ainda está encolhendo e contraindo 4,5 bilhões de anos após a formação do sistema solar.
  33. Os cometas são sobras de matéria após a criação do sistema solar. Eles são compostos de dióxido de carbono, gelo e areia.
  34. O eixo da Terra muda com o tempo. Este fenômeno é chamado de Precessão. A mudança no eixo é muito lenta e gradual. Devido à precessão, em cerca de 13.000 anos, Polaris não permanecerá nossa Estrela Polar. A estrela Vega se tornará nossa Estrela Polar. Um ciclo de precessão leva 26.000 anos.
  35. A Terra recebe mais energia do Sol em uma hora do que o planeta usa em um ano inteiro.
  36. Como a Lua não tem atmosfera, não há vento ou água que possa apagar as pegadas, impressões de espaçonaves e roverprints. Essas impressões e materiais descartados permanecerão como estão por quase milhões de anos. No entanto, os micrometeoritos continuam bombardeando a superfície da Lua, o que acabará por levar à erosão. Mas a taxa de erosão é muito lenta.
  37. Se você estiver no equador de Marte, a temperatura aos seus pés será quente, mas a temperatura próxima à sua cabeça será congelante.
  38. Se você combinar todos os asteróides conhecidos do sistema solar, sua massa total não será nem mesmo 10% da massa da lua.
  39. Io, uma das luas de Júpiter, é o corpo celestial mais vulcanicamente ativo em todo o sistema solar. Sua superfície amarelada e inchada lembra a pizza de pepperoni.
  40. As crateras do pólo sul da Lua podem ser as áreas mais frias do sistema solar. As temperaturas diurnas não podem subir acima de -238ºC.