A Terra até onde sabemos, é o único planeta do sistema solar que possui condições de abrigar vida. Os outros planetas do nosso sistema podem ser considerados hostis, pois são totalmente inadequados para que haja vida humana. Seja pela falta de oxigênio, seja pela falta de água, há também planetas muito próximos ao sol, como por exemplo Mercúrio, impossibilitando a vida. Mas além dos planetas conhecidos do sistema solar, existem outros planetas no universo que podem ser extremamente perigosos. Neste artigo, você vai conhecer os 10 planetas mais perigosos do universo.

centr

10 planetas mais perigosos do universo

10. HD 189733b

Este exoplaneta foi descoberto em 2005 e possui o tamanho de Júpiter. Ele está a 63 anos-luz do nosso planeta. Ele também possui uma cor azul, muito parecida com a da terra. Entretanto, sua cor não se dá por conta dos oceanos. A cor do HD 189733b se dá por conta das imensas nuvens de silicato. Mas o que torna este exoplaneta tão mortal? Primeiramente os seus ventos, que podem chegar a uma velocidade de 8.700 Km/h. Em segundo lugar, as chuvas de vidro derretido por conta das nuvens de silicato podem ser muito perigosas, sem contar ainda com a alta temperatura do exoplaneta. O HD 189733b é tão próximo de sua estrela que é ridiculamente quente.

9. CoRoT-7b

Este exoplaneta descoberto em 2009, está a 480 anos-luz da terra. O CoRoT-7b é um exoplaneta rochoso semelhante à Terra. Apesar de ter uma superfície rochosa que poderia sustentar a vida, o CoRoT-7b não é o lugar para se viver. Sua atmosfera é repleta de minerais que formam nuvens de rochas. Desta maneira, são muito frequentes as chuvas de pedra neste exoplaneta. Mesmo que os humanos conseguissem sobreviver a isso, seriam destruídos pela temperatura incrivelmente quente da superfície do CoRoT-7b. Nossa própria Terra está 60 vezes mais distante do nosso Sol do que a CoRoT-7b da sua estrela. Durante o dia, a estrela nos céus do CoRoT-7b parece 360 ​​vezes maior do Sol parece aqui da Terra. O CoRoT-7b também pode estar preso a uma estrela. Um dia e um ano têm apenas 20,4 horas de duração. Desta maneira, metade do exoplaneta enfrenta permanentemente sua estrela. A temperatura da superfície desse lado está entre 1.980 graus Celsius e 2.300 graus Celsius, o que é suficiente para derreter rochas.

8. KELT-9b

O Exoplanet KELT-9b é o planeta mais quente já encontrado. A temperatura de sua estrela é de 9.700 graus Celsius, que é quase duas vezes a temperatura do Sol. A temperatura do exoplaneta durante o dia oscila em torno de 4.300 graus Celsius, que ainda é extremamente quente. A maioria das estrelas do universo nem chega perto. O KELT-9b é tão quente que sua atmosfera rica em hidrogênio está fervendo e escapando para o espaço e diretamente para a estrela KELT-9, na qual o exoplaneta gira ao redor. O Exoplanet KELT-9b é duas vezes o tamanho de Júpiter e três vezes mais pesado. As temperaturas extremas são causadas pela distância relativamente curta entre o KELT-9 e o KELT-9b. Ambos são tão próximos que o exoplaneta completa uma órbita em apenas 1,5 dias. Mercúrio está 10 vezes mais distante do nosso Sol do que o KELT-9b está do KELT-9. Os astrônomos acreditam que o exoplaneta KELT-9b perderá toda a sua atmosfera para estrelar o KELT-9 em apenas 200 anos terrestres.

7. WASP-121b

Este exoplaneta pode ser considerado um tanto estranho, começando pelo fato de que ele não é totalmente esférico. Mas a forma não é o que torna o WASP-121b mortal. Em vez disso, o problema é a proximidade do exoplaneta com sua estrela. O WASP-121b está tão próximo de sua estrela que as temperaturas oscilam em torno de 2.540 graus Celsius. Objetos sólidos ou líquidos não podem se formar lá, e tudo permanece em um estado gasoso. Isso inclui sua atmosfera metálica, que é preenchida com gases de ferro e magnésio. Pior, o exoplaneta está perdendo essa atmosfera para sua estrela, assim como o KELT-9b. Curiosamente, a proximidade de sua estrela é o mesmo motivo pelo qual o WASP-121b está se desfazendo. A estrela é capaz de exercer uma forte força gravitacional no exoplaneta. O WASP-121b não pode resistir à tração porque possui uma força gravitacional fraca.

6. Upsilon Andromedae b

O Upsilon Andromedae b é um estranho exoplaneta que gira em torno da estrela Upsilon Andromedae A, que fica a 44 anos-luz da Terra. O exoplaneta está muito perto do sol, completando uma órbita em apenas 4,6 dias. Isso sugere que ele está travado por uma maré, com um lado permanentemente voltado para o sol e o outro inacreditavelmente quente. Curiosamente, a área mais quente, não enfrenta a estrela. Ao invés disso, fica do lado que nunca recebe luz solar. Essa descoberta intrigou os astrônomos porque o lado voltado para a estrela deveria ser mais quente. Eles acreditam que as coisas são um pouco diferentes neste exoplaneta pelo fato do vento transferir o ar aquecido para o lado oposto do exoplaneta.

5. OGLE-2005-BLG-390Lb

Este exoplaneta rochoso com uma atmosfera muito fina, fica localizado bem no meio da nossa Via Láctea. Todos os três fatores fizeram os astrônomos suspeitarem que ele poderia conter vida quando fosse descoberto. No entanto, eles agora acreditam que isso não ocorre devido à temperatura muito baixa do exoplaneta. A temperatura da superfície do OGLE-2005-BLG-390Lb é de cerca de -220 graus Celsius, sendo muito baixa para abrigar vida. Para se ter uma ideia, a temperatura mais baixa já registrada aqui na Terra é de -97,8 graus Celsius. A temperatura foi registrada em uma área gelada da Antártida que nunca viu a luz do sol.

4. TrES-2b

TrES-2b é o planeta mais escuro do universo. Ele é tão escuro que o carvão parecerá mais leve se os dois forem colocados lado a lado. Este exoplaneta é do tamanho de Júpiter e está localizado na constelação de Draco, a 750 anos-luz da Terra. Sua estrela é GSC 03549-02811, que é quase como o nosso Sol. O TrES-2b é preto porque sua atmosfera absorve mais de 99% da luz que recebe do sol. Os astrônomos acreditam que o exoplaneta reflete tão pouca luz porque sua atmosfera está cheia de sódio e potássio vaporizados ou óxido de titânio gasoso. Suas temperaturas atmosféricas atingem mais de 980 graus Celsius. Essa temperatura extremamente alta faz com que algumas partes do exoplaneta emitam um brilho vermelho, assim como queima de carvão ou de fornos elétricos.

3. OGLE-TR-56b

O planeta OGLE-TR-56b fica na constelação de Sagitário, a 5.000 anos-luz de distância da Terra. O planeta já se aproximou demais de sua própria estrela. É tão próximo que um ano dura 29 horas e a temperatura da superfície do exoplaneta atinge 1726,85 graus Celsius. Lá, as nuvens não são feitas de água, mas de ferro vaporizado. A chuva cai no chão como ferro líquido quente.

2. Vênus

Este velho conhecido do nosso sistema solar, também pode ser um dos planetas mais perigosos do universo. Vênus é o planeta mais mortal em nosso sistema solar, graças às nuvens ricas em dióxido de enxofre. Essas nuvens impedem que a luz solar útil atinja a superfície do planeta e impedem que o dióxido de carbono mortal deixe a atmosfera. A superfície de Vênus está cheia de vulcões que emitem grandes quantidades de calor e dióxido de carbono. O grande depósito de dióxido de carbono torna Vênus venenoso para os seres humanos. As nuvens espessas também retêm calor e gás, tornando o planeta letalmente quente. As temperaturas atingem hostis 467 graus Celsius. A temperatura quente permanece constante em todo o planeta. Vênus também mantém essa alta temperatura todos os dias do ano. Até as noites são tão quentes quanto os dias. Os pesquisadores acreditam que Vênus seria semelhante a Mercúrio se não tivesse essas nuvens. Curiosamente, também chove e neva em Vênus, embora as coisas sejam bem diferentes do que ocorre na Terra. A neve não é feita de líquido, mas de galena e metais bismutinitos. As chuvas são compostas de ácido sulfúrico mortal. No entanto, a alta temperatura do planeta significa que a chuva nunca toca o chão. Ela evapora no meio do caminho para formar outra nuvem.

1. Proxima b

Proxima b parecia promissor quando foi descoberto. Ele orbita Proxima Centauri, uma estrela anã vermelha a 4,24 anos-luz de distância da Terra. O exoplaneta interessou astrônomos que pensavam que ele possuia água e propriedades parecidas com as encontradas na Terra. No entanto, eles logo descobriram que estavam errados. O Proxima b está tão próximo do Proxima Centauri que o exoplaneta completa uma órbita em 11,2 dias. Ele também é trancado, deixando um lado mortalmente quente e o outro fatalmente frio e congelado. Entre os dois existe um meio termo mais temperado. No entanto, é improvável que essa região suporte vida por causa do Proxima Centauri. Como mencionamos anteriormente, o Proxima Centauri é uma anã vermelha. Uma característica dessas estrelas é sua tendência a liberar explosões solares a cada dois ou três meses que atingem os planetas que a orbitam em torno das estrelas. Essas explosões destruiriam as camadas de ozônio desses planetas, tornando-os vulneráveis ​​à radiação ultravioleta das estrelas. Observamos um desses eventos em 24 de março de 2017, quando o Proxima Centauri lançou um surto solar em direção ao exoplaneta Proxima b. O clarão foi tão intenso que a estrela ficou 1.000 vezes mais brilhante em 10 segundos. Proxima b recebeu 4.000 vezes a radiação que atinge a Terra a partir de explosões solares.

Então, o que achou da nossa lista com os 10 planetas mais perigosos do mundo?