Com novas descobertas espaciais acontecendo semanalmente, não é difícil encontrar 10 fatos interessantes sobre o nosso sistema solar. Com o passar do tempo, os avanços tecnológicos nos levaram a aprender mais fatos sobre o espaço no século passado do que em todos os tempos anteriores a isso, e cada vez mais tempos fatos mais impressionantes, capazes de explodir sua mente com pensamentos loucos.

10 fatos surpreendentes sobre o sistema solar que vão explodir sua mente

1. Mercúrio e Vênus são os únicos 2 planetas em nosso sistema solar que não têm luas

10 fatos surpreendentes sobre o sistema solar que vão explodir sua mente

No total, existem 176 luas confirmadas que orbitam os planetas em nosso sistema solar, sendo algumas delas maiores que o próprio Mercúrio.

2. Se uma estrela passa muito perto de um buraco negro, pode ser despedaçada

Por 20 anos, uma equipe de astrônomos observou uma estrela no centro de nossa galáxia orbitando um buraco negro. A estrela chegou perto o suficiente do buraco negro para ocorrer o "Desvio Gravitacional para o vermelho", que é onde a luz da estrela perde energia, à medida que a gravidade do buraco negro se intensifica.

3. O planeta mais quente do nosso sistema solar é Vênus

10 fatos surpreendentes sobre o sistema solar que vão explodir sua mente

A maioria das pessoas pensa o planeta mais quente do sistema solar é Mercúrio, pois é o planeta mais próximo do sol. No entanto, Vênus possui muitos gases em sua atmosfera, o que cria um "Efeito Estufa" que causa uma temperatura constante de 864 ° Fahrenheit (462 °C) em toda a superfície do planeta.

4. Nosso sistema solar tem 4,57 bilhões de anos

10 fatos surpreendentes sobre o sistema solar que vão explodir sua mente

Precisamente, nosso sistema solar tem 4.571 bilhões de anos. Os cientistas estimam que em cerca de 5 bilhões de anos, nosso Sol se expandirá e se tornará um Gigante Vermelho. Em cerca de 7,5 bilhões de anos, sua superfície em expansão engolirá a Terra.

5. O Sol pesa cerca de 330.000 vezes mais que a Terra

O sol tem cerca de 109 vezes o diâmetro da Terra, e é tão grande que a Terra poderia caber no sol cerca de 1.300.000 vezes. De fato, o sol é tão gigantesco que contém 99,85% de toda a massa em nosso sistema solar.

6. Pegadas deixadas na Lua não desapareceram, pois não há vento

10 fatos surpreendentes sobre o sistema solar que vão explodir sua mente

Existem muitas teorias da conspiração sobre a ida do homem na lua. E embora a pergunta que não quer calar seja "se não há vento para apagar as pegadas, por que a bandeira está soprando?", a verdade é que ela não está ondulando. Essa ondulação que você vê é por causa de uma haste telescópica horizontal teimosa que os astronautas estavam lutando para remover da parte superior da bandeira.

7. Existem 79 luas conhecidas orbitando Júpiter

10 fatos surpreendentes sobre o sistema solar que vão explodir sua mente

Júpiter é o planeta em nosso sistema solar com mais luas, além de possuir também a maior das luas. Essa lua se chama Ganímedes, e tem 5.262 km de diâmetro. É maior que Mercúrio, e você pode enxergá-lá apenas com o uso de binóculos.

8. Devido à atração gravitacional do Sol e da Lua, temos marés

Isso ocorre porque a força de atração entre a Terra, o Sol e a Lua faz com que a água seja "puxada" para o lado mais próximo da Lua. Essas protuberâncias são o que causam as marés, incluindo aquelas mais altas do mundo, como no Havaí e na Austrália.

9. De acordo com a matemática, os buracos brancos são possíveis, embora ainda não tenhamos encontrado nenhum

10 fatos surpreendentes sobre o sistema solar que vão explodir sua mente
Muito se fala sobre os buracos negros, mas você já ouviu falar de um buraco branco? Ele é uma região hipotética do espaço-tempo que não pode ser inserida do lado de fora, embora a matéria e a luz possam escapar de dentro.
Basicamente, é o inverso de um buraco negro.

10. Urano tem 27 luas que foram descobertas até agora

10 fatos surpreendentes sobre o sistema solar que vão explodir sua mente

Urano possui 5 luas grandes e 22 luas pequenas. Titânia é a maior das luas de Urano, e é a oitava maior lua do nosso sistema solar, com um diâmetro médio de 1.578 quilômetros.