Vênus é o segundo planeta do Sol, e é o segundo maior planeta terrestre. Vênus é às vezes referido como o planeta irmão da Terra devido ao seu tamanho e massa semelhantes. Além disso, Vênus tem o nome da deusa romana do amor, e da beleza. Nestas 20 curiosidades sobre Vênus, descubra mais sobre esse planeta.

20 curiosidades sobre Vênus

1. Vênus é o segundo planeta do Sol e é o segundo maior planeta terrestre.
  2. Vênus tem o nome da deusa romana do amor e da beleza.
  3. Sua atmosfera possui 96% de dióxido de carbono, 4% de nitrogênio.
  4. O planeta tem coloração branca e amarela.
  5. Não tem luas ou anéis.
  6. Vênus é quase tão grande quanto a Terra, com diâmetro de 12.104 km.
  7. Acredita-se que Vênus seja composto de um núcleo central de ferro, manto rochoso e crosta de silicato.
  8. Um dia na superfície de Vênus (dia solar) leva117 dias terrestres. Já um ano em Vênus leva 225 dias terrestres.
  9. A temperatura da superfície de Vênus pode chegar a 471°C.
  10. Um dia em Vênus dura mais de um ano.
  11. O planeta gira na direção oposta à maioria dos outros planetas. Isso significa que Vênus está girando na direção oposta ao Sol, também conhecido como rotação retrógrada. Uma possível razão para isso pode ser uma colisão com um asteróide ou outro objeto.
  12. Vênus é o 2º objeto mais brilhante no céu noturno. Apenas a Lua é mais brilhante.
  13. A pressão atmosférica de Vênus é até 92 vezes maior do que a do planeta Terra. Devido a este esmagamento de pequenos asteróides quando entram em sua atmosfera, Vênus não tem pequenas crateras. A pressão sentida na superfície de Vênus é equivalente àquela nas profundezas do mar na Terra.
  14. Vênus é chamado de planeta irmão da Terra. A Terra e Vênus são muito semelhantes em tamanho, com apenas uma diferença de 638 km de diâmetro e Vênus tendo 81,5% da massa da Terra. Ambos também possuem um núcleo central, um manto derretido e uma crosta.
  15. O mesmo lado de Vênus sempre está voltado para a Terra quando está mais próximo. É possível que isso seja devido à influência gravacional da Terra.
  16. Vênus também é conhecida como Estrela da Manhã e Estrela Vespertina.
  17. Vênus é conhecido como o planeta mais quente do sistema solar. A temperatura média da superfície é 462 ° C e, como Vênus não se inclina em seu eixo, não há variação sazonal. A densa atmosfera de cerca de 96,5% de dióxido de carbono retém o calor e causa um efeito estufa.
  18. Um estudo detalhado sobre Vênus foi finalizado em 2015. Em 2006, a nave espacial Venus Express foi enviada à órbita de Vênus pela Agência Espacial Européia. Originalmente planejada para durar quinhentos dias terrestres, a missão foi estendida várias vezes antes de a nave ser desorbitada em 2015. Mais de 1.000 vulcões ou centros vulcânicos com mais de 20 km, foram localizados na superfície de Vênus.
  19. Os russos enviaram a primeira missão a Vênus. A sonda espacial Venera 1 foi lançada em 1961, mas perdeu contato com a base. Os EUA também perderam sua primeira sonda para Vênus, a Mariner 1, embora a Mariner 2 fosse capaz de fazer medições do planeta em 1962. A Venera 3 da União Soviética foi a primeira nave feita pelo homem a pousar em Vênus em 1966.
  20. A certa altura, pensou-se que Vênus poderia ser um paraíso tropical. As densas nuvens de ácido sulfúrico em torno de Vênus tornam impossível ver sua superfície de fora da atmosfera. Foi somente quando o mapeamento de rádio foi desenvolvido na década de 1960 que os cientistas foram capazes de observar as temperaturas extremas e o ambiente hostil.