Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol e devido à sua proximidade não é facilmente visto, exceto durante o crepúsculo. Para cada duas órbitas do Sol, Mercúrio completa três rotações em torno de seu eixo e até 1965 pensava-se que o mesmo lado de Mercúrio estava constantemente voltado para o Sol. Treze vezes por século, Mercúrio pode ser observado da Terra passando pela face do Sol em um evento denominado trânsito. Conheça aqui, 18 curiosidades sobre o planeta Mercúrio.

18 curiosidades sobre o planeta Mercúrio

1. Mercúrio não tem luas ou anéis.
  2. O planeta tem uma coloração cinza escuro.
  3. Sua atmosfera é composta por hidrogênio, hélio e oxigênio.
  4. Mercúrio é o menor planeta.
  5. É o planeta mais próximo do sol.
  6. Seu peso em Mercúrio seria 38% do seu peso na Terra.
  7. Um dia solar na superfície de Mercúrio dura 176 dias terrestres.
  8. Um ano em Mercúrio leva 88 dias terrestres.
  9. Não se sabe quem descobriu Mercúrio.
  10. Um ano em Mercúrio dura apenas 88 dias.
  11. Mercúrio é o segundo planeta mais denso.
  12. Mercúrio tem rugas. À medida que o núcleo de ferro do planeta esfriava e se contraía, a superfície do planeta enrugava-se. Os cientistas chamaram essas rugas de Scarps Lobate. Essas escarpas podem ter até uma milha de altura e centenas de quilômetros de comprimento.
  13. Mercúrio tem um núcleo derretido. Estima-se que o núcleo de Mercúrio compõe 42% do seu volume, enquanto o núcleo da Terra compõe 17%.
  14. Mercúrio é o segundo planeta mais quente. Apesar de estar mais longe do Sol, Vênus experimenta temperaturas mais altas. A superfície de Mercúrio que está voltada para o Sol tem temperaturas de até 427 ° C, enquanto no lado alternativo isso pode ser tão baixo quanto -173 ° C.
  15. Mercúrio é o planeta com mais crateras do Sistema Solar. Ao contrário de muitos outros planetas que "se auto-curam" por meio de processos geológicos naturais, a superfície de Mercúrio está coberta de crateras.
  16. Apenas duas espaçonaves já visitaram Mercúrio. Devido à sua proximidade com o Sol, Mercúrio é um planeta difícil de se visitar.
  17. A data exata da descoberta de Mercúrio é desconhecida, pois é anterior à sua primeira menção histórica, uma das primeiras sendo feita pelos sumérios por volta de 3.000 aC. Mercúrio tem uma atmosfera (mais ou menos).
  18. Mercúrio tem apenas 38% da gravidade da Terra, o que é muito pouco para manter a atmosfera que é soprada pelos ventos solares.