Ao longo da história da humanidade, o Sol foi temido e adorado. Com razão. O que nossos ancestrais sabiam em um nível fundamental é que o Sol fornece um ingrediente vital para a maior parte da vida na Terra. Sem a energia fornecida pela luz solar, a vegetação não pode crescer e, sem vegetação, os animais não têm uma fonte de alimentação. No entanto, o que sabemos hoje que nossos ancestrais não sabiam é o alcance da influência do Sol.

À medida que nosso conhecimento científico aumentou, também aumentou nossa compreensão de que a Terra é apenas uma parte da estrutura maior, que conhecemos como Sistema Solar. O que também descobrimos é que, embora outros planetas e corpos no Sistema Solar possam não possuir vida, o Sol é igualmente influente para eles. Confira abaixo 25 fatos incríveis sobre o Sol.

25 Curiosidades sobre o Sol que você nem sonha

1. O Sol é responsável por 99,86% da massa do sistema solar

Ele tem uma massa de cerca de 330.000 vezes a da Terra.

2. A composição do Sol é de aproximadamente 75% de hidrogênio e 25% de hélio

Vários metais constituem menos de 0,1% da massa do Sol.

3. Cabem cerca de 1 milhão de Terras dentro do Sol

A área da superfície do Sol é 11.990 vezes a da Terra.

Se você fosse preencher um Sol oco com Terras esféricas, conseguiria por cerca de 960.000 planetas iguais ao nosso lá. No entanto, se você esmagasse essas Terras para garantir que não houvesse espaço desperdiçado, você poderia colocar 1.300.000 de Terras dentro do sol.

4. Um dia o Sol consumirá a Terra

O Sol continuará a queimar por cerca de 130 milhões de anos após acabar com todo o seu hidrogênio, em vez de queimar hélio. Durante esse tempo, ele se expandirá a um tamanho que envolverá Mercúrio, Vênus e a Terra. Quando chegar a este ponto, terá se tornado uma estrela gigante vermelha.

5. A energia criada pelo núcleo do Sol é a fusão nuclear

Esta enorme quantidade de energia é produzida quando quatro núcleos de hidrogênio são combinados em um núcleo de hélio.

6. O Sol é quase uma esfera perfeita

Considerando o tamanho do Sol, há apenas uma diferença de 10 km em seus diâmetros polar e equatorial - isso o torna a coisa mais próxima de uma esfera perfeita observada na natureza.

7. O Sol está viajando a 220 km por segundo

Está a cerca de 24.000-26.000 anos-luz do centro galáctico, e o Sol leva aproximadamente 225-250 milhões de anos para completar uma órbita no centro da Via Láctea.

8. Um dia o Sol terá o tamanho da Terra

Assim que o Sol completar sua fase de estrela gigante vermelha, ele entrará em colapso. Sua enorme massa será retida, mas terá um volume semelhante ao da Terra. Quando isso acontecer, ele se tornará uma estrela anã branca.

9. Demora oito minutos para que a luz do sol viage até a Terra

Demora oito minutos para que a luz do sol viage até a Terra.

A distância média do Sol à Terra é de cerca de 150 milhões de km. A luz viaja a 300.000 km por segundo, portanto, dividir uma pela outra dá a você 500 segundos - oito minutos e vinte segundos. Essa energia pode chegar à Terra em meros minutos, mas leva milhões de anos para viajar do núcleo do Sol até a sua superfície.

10. O Sol está na metade de sua vida

Com 4,5 bilhões de anos, o Sol queimou cerca de metade de seus estoques de hidrogênio, e tem o suficiente para continuar queimando hidrogênio por mais uns 5 bilhões de anos. Atualmente o Sol é uma estrela anã amarela.

11. A distância entre a Terra e o Sol muda

A distância entre o Sol e a Terra é de uma Unidade Astronômica (UA).

Isso ocorre porque a Terra viaja em uma órbita elíptica ao redor do Sol. A distância entre os dois varia de 147 a 152 milhões de km.

12. Demoraria 20 anos para chegar de avião no Sol

Se você fosse fazer uma viagem até o Sol com um avião normal, voando em sua velocidade normal (cerca de 644km/h), levaria 20 anos para chegar lá.

13. O Sol gira na direção oposta à Terra

O Sol girando de oeste para leste, em vez de leste para oeste, como a Terra.

14. O Sol gira mais rapidamente em seu equador do que perto de seus pólos

Isso é conhecido como rotação diferencial.

15. O Sol possui um poderoso campo magnético

O Sol possui um poderoso campo magnético

Quando a energia magnética é liberada pelo Sol durante as tempestades magnéticas, ocorrem erupções solares que vemos na Terra como manchas solares. As manchas solares são áreas escuras na superfície do Sol causadas por variações magnéticas. A razão pela qual eles parecem escuros é porque sua temperatura é muito mais baixa do que nas áreas circundantes.

16. As temperaturas dentro do Sol podem chegar a 15 milhões de graus Celsius

A energia é gerada através da fusão nuclear no núcleo do Sol - é quando o hidrogênio se converte em hélio - e como os objetos geralmente se expandem, o Sol explodiria como uma enorme bomba se não fosse por sua tremenda atração gravitacional.

17. O Sol gera ventos solares

Essas são ejeções de plasma (partículas carregadas extremamente quentes) que se originam na camada do Sol conhecida como 'corona' - em latim, 'coroa', e podem viajar pelo sistema solar a até 450 km por segundo.

18. Os ventos solares criam alguns dos fenômenos mais bonitos da Terra

As caudas deslumbrantes dos cometas, a Aurora Boreal e as Luzes do Norte.

19. A coroa do Sol pode ser vista mais facilmente durante um eclipse solar total

No entanto, existe um tipo especializado de telescópio chamado 'coronógrafo', com o qual você pode ver coisas muito próximas do Sol, como sua coroa, outros planetas e cometas. Ele funciona usando um disco para bloquear a superfície brilhante do sol.

20. A atmosfera do Sol é composta por três camadas

A atmosfera do Sol é composta por três camadas

A fotosfera, a cromosfera e a coroa.

21. O Sol é classificado como uma estrela anã amarela

É uma estrela da sequência principal com temperaturas de superfície entre 5.000 e 5.700 graus Celsius (9.000 e 10.300 graus Fahrenheit).

22. Uma em cem bilhões

Nosso Sol é apenas uma das aproximadamente 100 bilhões de estrelas da Via Láctea!

23. 8 Planetas orbitam o Sol

Muitos acreditam que existem nove planetas orbitando ao redor do Sol em nosso Sistema Solar, entretanto, há oito, pois Plutão é classificado como um planeta anão.

24. Ceres, Haumer, Makemake e Eris

Além de Plutão, esses quatro planetas anões são mantidos em órbita pela enorme atração gravitacional do nosso Sol.

25. O Sol gira em seu eixo uma vez a cada 25 dias

O Sol gira em seu eixo uma vez a cada 25 dias

Uma vez a cada 25 dias em seu equador e uma vez a cada 36 dias em seus pólos. Isso porque a taxa de rotação do Sol diminui com o aumento da latitude, quando combinada com a inclinação do eixo do Sol, significa que a rotação dos pólos ocorre a uma velocidade mais lenta do que a rotação do equador.