O gênero musical coreano, mais conhecido como K-pop, vem se tornando cada ve mais popular no mundo todo. O estilo tem como característica principal, a grande variedade de elementos audiovisuais. No Brasil não é diferente, pois, os grupos de K-pop possuem uma legião de fãs em nosso país. Neste artigo, você vai conhecer 44 curiosidades sobre o K-pop.

bb

44 curiosidades sobre o K-pop

1. Embora o K-pop geralmente se refira à música popular sul-coreana, alguns a consideram um gênero abrangente que exibe um vasto espectro de elementos musicais e visuais.

2. O Institut National de l'audiovisuel francês define K-pop como uma "fusão de música sintetizada, rotinas de dança afiadas e roupas coloridas da moda".

3. As músicas geralmente consistem uma mistura de gêneros pop, rock, hip hop, R&B e música eletrônica.

4. As agências de gerenciamento na Coréia do Sul oferecem contratos vinculativos para artistas em potencial, às vezes em tenra idade. Os estagiários vivem juntos em um ambiente regulamentado e passam muitas horas por dia aprendendo música, dança, línguas estrangeiras e outras habilidades em preparação para sua estréia.

5. Esse sistema "robótico" de treinamento é frequentemente criticado pelos meios de comunicação ocidentais.

6. Em 2012, o Wall Street Journal informou que o custo de treinamento de um ídolo da SM Entertainment era em média US$ 3 milhões.

7. O K-pop é caracterizado por uma mistura de sons ocidentais com um aspecto asiático de performance. Foi observado que existe uma "visão de modernização" inerente à cultura pop coreana.

8. Os grupos recebem um nome e um "conceito", juntamente com um gancho de marketing. Às vezes, subunidades ou subgrupos são formados entre os membros existentes. Um subgrupo de exemplo é o Super Junior-KRY, que consiste nos membros Kyuhyun, Ryeowook e Yesung e Super Junior-M, que se tornou um dos subgrupos de K-pop mais vendidos na China.

9. O marketing on-line inclui vídeos musicais postados no YouTube para atingir um público mundial.

10. Antes do vídeo oficial, o grupo lança fotos e trailers. Os ciclos promocionais dos singles subsequentes são chamados de retorno, mesmo quando o músico ou grupo em questão não entrou em hiato.

11. Em 1995, a porcentagem de títulos de músicas em inglês nas 50 melhores paradas foi de 8%. Isso oscilou entre 30% em 2000, 18% em 2005 e 44% em 2010. Da mesma forma, um número crescente de bandas de K-pop usa nomes em inglês ao invés de coreanos. Isso permite que músicas e artistas sejam comercializados para um público mais amplo em todo o mundo. Um exemplo de uma música coreana com uma grande proporção de letras em inglês é o "Jumping" de Kara, lançado ao mesmo tempo na Coréia e no Japão com muito sucesso.

12. Cada vez mais, compositores e produtores estrangeiros são contratados para trabalhar em canções para ídolos do K-pop, como will.i.am e Sean Garrett.

13. Músicos, incluindo rappers como Akon, Kanye West, Ludacris e Snoop Dogg, também apareceram nas músicas do K-pop.

14. O K-pop tem uma influência significativa sobre a moda na Ásia, onde as tendências iniciadas pelos ídolos são seguidas por jovens. Alguns ídolos estabeleceram status como ícones da moda, como G-Dragon, e CL trabalhou várias vezes com o estilista Jeremy Scott, sendo rotulado como sua "musa".

15. Existe alguma preocupação com tendências como o clareamento da pele sendo popularizado pela indústria, que tem sido criticada por seus padrões estreitos de beleza.

16. O primeiro álbum pop coreano conhecido foi "Yi Pungjin Sewol" (This Tumultuous Time), de Park Chae-seon e Lee Ryu-saek em 1925, que continha canções populares traduzidas do japonês.

17. A primeira música pop escrita por um compositor coreano é considerada "Nakhwayusu" (u 유수, Fallen Blossoms on Running Water) cantada por Lee Jeong-suk em 1929.

18. A economia sul-coreana começou a florescer e a música popular seguiu a tendência, disseminada pelas primeiras estações de rádio comerciais. O cinema coreano também começou a se desenvolver e os músicos coreanos começaram a se apresentar para públicos mais amplos.

19. Quando a Beatlemania chegou às margens da Coréia, surgiram as primeiras bandas de rock locais, a primeira delas sendo a Add4, uma banda fundada em 1962.

20. O primeiro concurso de talentos para bandas de rock em Seul foi organizado em 1968. Além do rock e pop, as músicas de trote continuavam populares.

21. Alguns cantores coreanos ganharam popularidade internacional. As irmãs Kim, Yoon Bok-hee e Patti Kim foram as primeiras cantoras a estrear em países como Vietnã e Estados Unidos. As Kim Sisters se tornaram o primeiro grupo coreano a lançar um álbum nos Estados Unidos, se apresentando em Las Vegas e aparecendo várias vezes no programa de TV de Ed Sullivan.

22. No final da década de 1960, a música pop coreana passou por outra transformação. Cada vez mais músicos eram estudantes universitários e graduados, que eram fortemente influenciados pela cultura e estilo de vida americanos (incluindo o movimento hippie) e faziam música alegre ao contrário de seus antecessores, influenciados pela guerra e pela opressão japonesa.

23. Em 1992, o surgimento de Seo Taiji & Boys marcou um momento revolucionário na história do K-pop.

24. O trio estreou no show de talentos da MBC com a música "Nan Arayo" (알아요 알아요, eu sei) e obteve a classificação mais baixa do júri; no entanto, a música e o álbum com o mesmo nome se tornaram tão bem-sucedidos que abriram o caminho para outras músicas do mesmo formato. O sucesso da música foi atribuído às novas batidas inspiradas em jack swing e refrão memorável, além de letras inovadoras que tratavam dos problemas da sociedade coreana. Seus passos foram seguidos por uma onda de artistas bem-sucedidos de hip-hop e R&B como Yoo Seung-jun, Jinusean, Deux, 1TYM e Drunken Tiger.

25. Em 1995, o produtor musical sul-coreano Lee Soo-man fundou a empresa de entretenimento SM Entertainment. O ex-membro do Seo Taiji & Boys Yang Hyun-suk formou o entretenimento YG em 1996, assim como o cantor sul-coreano de K-pop Park Jin-young estabeleceu a JYP Entertainment em 1997.

26. Bandas de ídolos (boybands ou girlbands jovens) se formaram, inspiradas em Seo Taiji & Boys, para atender a um crescente público adolescente.

27. O HOT foi uma das primeiras boybands de ídolos, estreando em 1996. Seu sucesso foi seguido pelo por bandas como Sechs Kies, SES, Fin.KL, NRG, Baby VOX, Diva, Shinhwa e god.

28. Os anos 90 também foram um período de sucesso para clubes de música underground e bandas de punk rock como o Crying Nut.

29. A crise financeira asiática de 1997 levou os artistas sul-coreanos a procurar novos mercados: HOT lançou um álbum em mandarim e Diva lançou um álbum em inglês em Taiwan.

30. No início do século 21, os grupos de ídolos do K-pop que haviam tido sucesso nos anos 90 estavam em declínio. O HOT se separou em 2001, enquanto outros grupos como Sechs Kies, SES, Fin.KL, Shinhwa e god se tornaram inativos em 2005. Cantores solo como BoA e Rain cresceram com sucesso.

31. No entanto, os sucessos do TVXQ e do SS501 após suas estreias em 2003 e 2005, respectivamente, marcaram o ressurgimento de grupos de ídolos para o entretenimento coreano e o crescimento do K-pop como parte de "Hallyu". O nascimento do K-pop de segunda geração foi seguido pelas estreias bem-sucedidas de Super Junior (2005), Big Bang (2006), Wonder Girls (2007), Girls 'Generation (2007) e Kara (2007).

32. Os grupos geralmente têm um líder, e o membro mais novo do grupo é chamado maknae.

33. O uso popular desse termo no Japão foi influenciado pelo grupo masculino SS501 quando eles expandiram suas atividades no país em 2007.

34. Sua tradução em japonês "マ ン ネ" costumava ser usada para nomear o membro mais jovem do grupo, Kim Hyung-jun, a fim de diferenciá-lo de seu líder com um nome e ortografia semelhantes, Kim Hyun-joong.

35. Nem todos os fãs de K-pop são mulheres jovens, embora a maioria seja; em 2012, a revista New York entrevistou os fãs adultos do Girls Generation, que admitiram gostar do grupo pela aparência e personalidade de seus membros, citando a humildade e a simpatia dos membros em relação aos fãs.

36. Muitos fãs viajam para o exterior para ver seus ídolos em turnê, e os turistas geralmente visitam a Coréia do Sul, o Japão e a China para assistir a shows de K-pop.

37. ​​Um grupo de turnê de K-pop do Japão teve mais de 7.000 fãs que voaram para Seul para conhecer a boy band JYJ em 2012, e durante o show do JYJ em Barcelona em 2011, fãs de várias partes do mundo acamparam durante a noite para ganhar entrada.

38. Um artigo do The Wall Street Journal indicou que o futuro poder de permanência do K-pop será moldado pelos fãs, cujas atividades online evoluíram para "microempresas".

39. Os grupos de K-pop geralmente têm Fã-Clubes dedicados com um nome coletivo e, às vezes, com uma cor atribuída, para a qual lançam mercadorias. Por exemplo, os fãs do TVXQ são conhecidos como ''Cassiopeia'' e sua cor oficial é ''vermelho pérola''.

40. Alguns dos grupos mais populares têm bastões de luz personalizados para uso em shows; por exemplo, os fãs do Big Bang seguram bastões de luz amarelos em forma de coroa.

41. Os Fã-Clubes às vezes participam de eventos de caridade para apoiar seus ídolos, comprando sacos de ''arroz de fãs'' para mostrar apoio. Os sacos de arroz são doados para os necessitados.

42. De acordo com a Time, para um dos shows do Big Bang, 12,7 toneladas de arroz foram doadas por 50 Fã-Clubes ao redor do mundo. Existem empresas na Coréia dedicadas ao transporte de arroz dos agricultores para os locais.

43. Outra maneira de os Fã-Clubes mostrarem sua devoção é almoçar com os ídolos durante seus horários, e há empresas de catering na Coréia do Sul especificamente para esse fim.

44. Uma característica única dos fãs do K-pop é o ''canto dos fãs''. Quando um grupo de ídolos lança uma nova música, os Fã-Clubes organizam um canto de fãs e o aprendem para que possam cantar partes da música ou nomes de ídolos em partes da música durante apresentações ao vivo.

Então, o que acharam dessas curiosidades sobre o K-pop?