Não há dúvida de que o cristianismo teve um grande papel na formação do mundo atual. Durante séculos, a Igreja tem mantido um enorme poder em muitos países ao redor do mundo, e ainda tem até hoje, em alguns aspectos. Muitas das leis na sociedade ocidental têm origens na Bíblia, e grande parte das crenças morais do certo ou do errado também tem origens dos ensinamentos de Jesus.

Há muitos fatos interessantes sobre o cristianismo e sua história que vale a pena aprender, mesmo que você não seja cristão. Na sociedade moderna, grande parte das tradições e regras cristãs mudaram lentamente para se adequar ao mundo em mudança.

A igreja também tem sofrido muitas controvérsias nos últimos anos, como os casos de abuso sexual. Em muitos países ocidentais, o cristianismo está em declínio, e por isso muitas pessoas se voltam para o ateísmo.

No entanto, na África por exemplo, há um aumento de devotos cristãos, e até 2050 espera-se que o continente seja o lar da maioria dos cristãos no mundo, com mais de 1,25 bilhão de seguidores.

A América Latina também tem uma grande parcela de seguidores cristãos, bem como as Filipinas, por isso, enquanto o cristianismo diminui na Europa, ele aumenta em todo o mundo, especialmente em países mais pobres. Este é definitivamente um dos muitos fatos interessantes sobre o cristianismo.

7 Fatos incríveis sobre o cristianismo

1. O cristianismo é a maior religião do mundo

Imagem de J F por Pixabay.
Imagem de J F por Pixabay.

Há mais de 2,4 bilhões de cristãos em todo o mundo, o que faz do cristianismo a maior religião do mundo. No entanto, em um futuro próximo, é muito provável que o Islã supere e se torne a religião mais seguida, já que é a religião que mais cresce no momento.

2. Há três ramos principais do cristianismo

Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay.
Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay.

O cristianismo na verdade tem muitas denominações, mas muitas vezes é dividido em três ramos principais, que são o catolicismo, ortodoxo e protestantismo.

Às vezes, a religião é dividida ainda mais em 5 ramos principais que são a Igreja do Oriente, Ortodoxia Oriental, Ortodoxia Oriental, Catolicismo e Protestantismo.

E dentro desses ramos, há ainda mais denominações. Cerca de 50% de todos os cristãos são católicos e mantêm o Papa como seu maior líder espiritual.

3. Não há bíblia original

Imagem de Pexels por Pixabay
Imagem de Pexels por Pixabay.

Muitas pessoas imaginam a origem da Bíblia como um único livro, mas é, de fato, uma antologia de 66 livros com vários autores. A primeira bíblia impressa data de 1455, e é conhecida como a Bíblia de Gutenberg, que também é o primeiro livro já impresso.

Foi escrito e reescrito muitas vezes e até traduzido para mais de 3000 idiomas durante um período de aproximadamente 1400 anos. Além disso, a versão mais antiga existente do Antigo Testamento remonta ao século II a.C.

Quanto ao Novo Testamento, também não há manuscritos originais das escrituras, mas graças a fragmentos e cópias iniciais, os estudiosos estão bastante certos de que a Bíblia de hoje é mais ou menos a mesma que foi originalmente escrita.

4. O cristianismo é uma das três religiões abraâmicas

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay.
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay.

Outro fato interessante sobre o cristianismo é que ele tem o mesmo deus que o judaísmo e o Islã. Todos eles provêm das mesmas origens de Abraão.

Apesar de muitas diferenças entre as três religiões, há também muitas semelhanças, e muitos dos personagens mencionados em cada livro sagrado são a mesma pessoa. Por exemplo, Jesus é mencionado muitas vezes no Alcorão e é visto como um dos profetas.

5. Jerusalém é a cidade mais sagrada dentro da fé cristã

Imagem de Walkerssk por Pixabay.
Imagem de Walkerssk por Pixabay.

Jerusalém é talvez a cidade mais sagrada do mundo, já que é um local importante para judeus, cristãos e muçulmanos. No cristianismo, há muitos lugares importantes ao redor de Jerusalém, e a Igreja do Santo Sepulcro está localizada lá.

Todos os anos, muitos cristãos viajam para Jerusalém em uma rota de peregrinação para visitar os antigos lugares aonde passou Jesus e outros personagens bíblicos importantes.

6. Você é batizado para se livrar do pecado original

Imagem de Jercy Rhea Senecio por Pixabay.
Imagem de Jercy Rhea Senecio por Pixabay.

Todo cristão deve ser batizado para limpar sua alma e ficar livre do pecado original. Desde o pecado de Adão e Eva, as primeiras pessoas que comeram da árvore do conhecimento no Jardim do Éden, cada humano herdou seu pecado.

No catolicismo, a maioria dos bebês é batizada depois de um tempo, mas também é possível ser batizado mais tarde na vida. O Padre mergulha a cabeça da criança em água benta, e seguirá os 4 passos do batismo, que são: Arrependa-se de Deus; Acredite no Senhor Jesus Cristo; Seja batizado; Receba o Espírito Santo.

7. O Pai, o Filho e o Espírito Santo

Imagem de MichaelGaida por Pixabay.
Imagem de MichaelGaida por Pixabay.

Também conhecida como A Santíssima Trindade, o que basicamente significa que Deus é um Deus, mas aparece em três pessoas divinas. Estes são o Pai, o Filho (Jesus Cristo) e o Espírito Santo. Todos eles são o mesmo ser divino.

Fatos chocantes sobre o cristianismo

Imagem de Gordon Johnson por Pixabay.
Imagem de Gordon Johnson por Pixabay.
  • O exorcismo ainda é realizado por padres.
  • Mais de 70 milhões de pessoas foram mortas por sua fé cristã.
  • As Cruzadas foram uma série de guerras contra os muçulmanos no século XI até o século XI.
  • A Igreja assassinou e perseguiu pessoas atéias e não cristãs durante a inquisição sagrada.
  • O cristianismo foi espalhado em todo o mundo durante o período colonial, às vezes pela força.
  • Há 6 pecados eternos que não serão perdoados por Deus. Esses pecados eternos são desespero, presunção, invejando a bondade de outro, obstinação no pecado, impenitência final, impugnando a verdade conhecida.