Certamente você tem produtos favoritos, e compra sempre que vai ao supermercado. Embora a aparência dos produtos ou o preço deles pareçam os mesmos por um período substancial de tempo, isso é apenas uma ilusão. Muitos produtos que foram modificados "sutilmente", no tamanho ou nas fórmulas, para economizar dinheiro ou atender às novas diretrizes governamentais.

Aqui fizemos uma lista desses produtos. Preste atenção neles na próxima vez que for a um supermercado, verifique quando a fabricante muda o tamanho do produto ou altera o sabor ligeiramente.

10 produtos que foram modificados "sutilmente" ao longo do tempo

1. Nutella

Os fãs de Nutella em todo o mundo ficaram indignados quando as notícias se espalharam pela Internet de que Nutella havia mudado sua fórmula original. Agora, a Nutella contém mais leite em pó desnatado (8,7% vs. 7,5%) e mais açúcar (56,3% vs. 55,9%).

Com essa nova receita, a cor ficou mais clara. Um porta-voz da Ferrero, fabricante da Nutella, confirmou a mudança e garantiu aos fãs que a qualidade do produto continuava a mesma, mas os clientes notaram a diferença de sabor.

2. Toblerone

A fabricante do Toblerone aumentado a diferença entre os picos em sua famosa barra de chocolate no Reino Unido, e isso não passou despercebido pelos fãs. A empresa explicou que essa medida foi introduzida devido a um aumento no custo dos ingredientes. Os pesos das barras de chocolate diminuíram, como resultado: a barra de 400g agora pesa 360g, enquanto a barra de 170g foi reduzida para 150g.

3. Fanta

A Fanta também introduziu uma mudança em sua receita. Os clientes notaram a mudança na aparência da garrafa e no sabor da bebida. O refrigerante agora tem 33% menos açúcar e, como resultado, contém muito mais adoçantes artificiais.

Enquanto os fãs expressavam massivamente seu descontentamento, um porta-voz da Fanta disse que estava satisfeito com a resposta dos clientes ao novo visual.

4. Subway

Às vezes, as mudanças na fórmula são causadas por uma campanha introduzida pelos clientes. Em 2014, o Subway removeu um produto químico "azodicarbonamida", como resultado de uma petição lançada no FoodBabe.com.

Em 2015, a empresa foi além e anunciou que tinha planos de remover todas as cores artificiais, sabores e conservantes de seus itens de menu sem comprometer o sabor.

5. Café Nescafé

Em agosto de 2015, a Nestlé, proprietária da Nescafé, anunciou um café instantâneo Nescafé "novo e melhorado". A mudança não foi aceita pelos fãs ao longo do tempo. Eles alegaram que o novo café instantâneo tinha gosto ruim. Um porta-voz da Nestlé disse que a mudança na receita reflete o desejo de seus clientes por um "sabor mais completo".

6. Snickers

O Snickers já estava diminuindo de tamanho várias vezes, enquanto o preço permaneceu o mesmo. Essa redução foi reivindicada como uma medida essencial para ajudar na luta contra a obesidade.

É provável que esse encolhimento continue, já que a Mars anunciou que está comprometida em fazer com que metade de seus produtos recebam menos de 200 calorias até 2022.

7. Produtos de higiene pessoal

De acordo com a pesquisa realizada peloa Which?, a redução de tamanho também atingiu produtos de higuêne, como pasta de dente e papel higiênico. O tubo de creme dental Sensodyne diminuiu de 100 ml para 75 ml (25%), enquanto um rolo de papel higiênico padrão Andrex foi reduzido de 240 para 221 folhas (8%). O preço de ambos é reivindicada para permanecer o mesmo.

8. McDonald's

As opções de porções de alimentos nas cadeias de fast food certamente aumentaram ao longo dos anos. A quantidade de calorias no cheeseburger aumentou dramaticamente ao longo de 20 anos, passando de 333 calorias para 590, devido à presença de uma opção "supersize". No entanto, alguns consumidores temem que os Big Macs de tamanho normal tenham diminuído ao longo dos anos.

Embora a McDonald's afirme que seus tamanhos de hambúrguer não mudaram nem um centímetro, existem alguns vídeos interessantes online sugerindo exatamente o contrário.

9. Marcas de chá

Quando a quantidade de saquinhos de chá na embalagem diminui de 80 para 75, é difícil perceber. O que é ainda mais difícil de ver é quando as empresas de chá reduzem a quantidade de chá em seus saquinhos de chá. Enquanto a empresa tenta justificar a mudança alegando a introdução de uma nova bebida, o importante é que o preço permaneça o mesmo nos dois casos.

10. Chocolate Cadbury

Outra maneira de reduzir o tamanho do produto é usar pedaços arredondados em vez dos quadrados, como foi feito no chocolate Dairy Milk da Cadbury. Como se isso não bastasse, a mesma empresa reduziu o tamanho de sua embalagem de Chocolate em dois dedos e afirmou que ainda cabe aos supermercados se o preço é reduzido ou não.

Você também notou alguma dessas mudanças? Você acha que eles deveriam ter acontecido ou que os fabricantes deveriam ser repreendidos por eles? Compartilhe sua opinião nos comentários.