18 A fossilização é a maneira da natureza de manter suas próprias cápsulas do tempo. Esses fatos fósseis mostrarão como esse processo peculiar nos ensina sobre o mundo antes de nós - e como chegamos ao agora.

18 curiosidades sobre os fósseis

1. Ossos e restos mortais de dinossauros foram encontrados em 7.900 locais de escavação.
  2. Um fóssil é qualquer vestígio preservado, impressão ou vestígio de espécimes de seres vivos de um período geológico anterior.
  3. O estudo dos fósseis é denominado paleontologia.
  4. Os fósseis não são apenas ossos de dinossauros - mas incluem plantas antigas, bactérias, fungos e outros animais pré-históricos também.
  5. Permineralização é um processo de fossilização onde depósitos minerais carregados pela água formam vazamentos internos em espaços vazios de organismos mortos.
  6. Fóssil vem da palavra latina fossilis (obtida do solo).
  7. A maioria dos fósseis de dinossauros foi encontrada no alto dos desertos e terras da América do Norte, China e Argentina.
  8. Há 4 tipos de fósseis: fósseis de molde (impressões ocas), fósseis fundidos (moldes preenchidos), fósseis de traços (impressões, marcas, fezes, ninhos) e fósseis de forma verdadeira (partes de corpos petrificados).
  9. O combustível fóssil é formado por processos naturais, como a decomposição de organismos mortos enterrados.
  10. Os EUA têm o maior número de fósseis já descobertos.
  11. No entanto, o Dinosaur Provincial Park do Canadá em Alberta tem a maior variedade de espécies em 40 espécies distintas de 500 espécimes individuais.
  12. China tem a maioria dos fósseis do período Cretáceo.
  13. A escrita chinesa antiga fazia referência a "ossos de dragão", que provavelmente eram fósseis de dinossauros.
  14. Os fósseis são extremamente raros: apenas 5% de todas as criaturas vivas registradas em eras anteriores foram encontrados como fósseis.
  15. Quando Robert Plot encontrou o primeiro osso de dinossauro em 1676, ele pensou que pertencia a humanos gigantes antigos.
  16. Os fósseis mais raros são de polvos de 85 milhões de anos. Os polvos não têm ossos, o que significa que seus restos mortais provavelmente nunca serão preservados.
  17. A antiga baleia azul é o maior fóssil conhecido com 25 metros de comprimento.
  18. Uma espécie de baleia antiga costumava ter quatro patas.