Desde que os humanos surgiram na Terra, eles se perguntam se há outros
planetas como o nosso, com água, alimentos, ar e outras espécies inteligentes. Mas recentemente, a ciência conseguiu avançar a ponto de nos permitir estudar outros mundos, há anos-luz de distância. Encontrar outro planeta com possibilidades de abrigar vida é tremendamente emocionante para os astrônomos, e para qualquer fã de astronomia. Por isso, reunímos aqui os 10 principais exoplanetas que podem hospedar vida extraterrestre.

10 exoplanetas que podem hospedar vida extraterrestre

1. Kepler-186f

O Kepler-186f é o primeiro exoplaneta do tamanho da Terra verdadeiramente encontrado na zona habitável de sua estrela hospedeira. Esse planeta, a 490 anos-luz da Terra, é apenas 10% maior que o nosso planeta, e é quase todo rochoso.

2. Gliese 581g

Este planeta é uma descoberta controversa. Foi descoberto em 2010, mas houve dificuldade de o confirmar como exoplaneta. Ainda assim, a Universidade de Porto Rico diz que o Gliese 581 pode ser o principal candidato à vida alienígena. Se confirmado, este mundo rochoso fica a cerca de 20 anos-luz de distância do sol, e é duas a três vezes maior que a Terra. Ele orbita sua estrela-mãe, Gliese 581, a cada 30 dias na constelação de Libra.

3. Gliese 667Cc

Outra "super-Terra", Gliese 667Cc, também fica perto da Terra: a cerca de 22 anos-luz de distância, na constelação de Escorpião. O planeta é pelo menos 4,5 vezes maior que a Terra e leva 28 dias para fazer uma órbita completa em torno de sua estrela-mãe, GJ 667C. A estrela-mãe na verdade faz parte de um sistema de três sóis. A estrela é uma estrela anã da classe M, que representa cerca de um terço da massa do sol da Terra.

4. Kepler-22b

Embora o Kepler-22b seja maior que a Terra, ele orbita uma estrela bastante próxima em tamanho e temperatura do sol da Terra. O Kepler-22b tem 2,4 vezes o tamanho da Terra e, assumindo que seu efeito estufa é semelhante ao da Terra, tem uma temperatura superficial estimada em 22 graus Celsius. Seu sistema estelar fica a cerca de 600 anos-luz de distância do nosso sol, na constelação Cygnus.

5. HD 40307g

A "Super-Terra" HD 40307g orbita confortavelmente dentro da zona habitável de sua estrela-mãe. Fica a cerca de 42 anos-luz da Terra, na constelação Pictor. Está tão perto que os futuros telescópios poderão observar sua superfície. Ele orbita sua estrela-mãe a cerca de 90 milhões de quilômetros de distância, o que é pouco mais da metade da distância entre o Sol e a Terra, de 150 milhões de quilômetros.

6. HD 85512b

O HD 85512b foi anunciado em 2011 como parte de um tesouro de 50 planetas descobertos pelo instrumento HARPS, no Chile, que busca velocidade planetária de alta precisão radial. Este planeta é cerca de 3,6 vezes mais massivo que a Terra. Ele está a cerca de 35 anos-luz do nosso sol, na constelação Vela. Os pesquisadores esperam um dia descobrir se há água em sua superfície.

7. Tau Ceti e

O planeta Tau Ceti foi descoberto em dezembro de 2012, e encontra-se a apenas 11,9 anos-luz da Terra. Este mundo é uma "super-Terra", com pelo menos 4,3 vezes mais massa que o nosso planeta. Dependendo da atmosfera, o Tau Ceti e poderia ser um planeta levemente quente, adequado para uma vida simples, ou um mundo escaldante como Vênus.

8. Gliese 163c

A massa de Gliese 163c coloca o planeta em uma zona cinzenta. O planeta tem sete vezes a massa da Terra, o que poderia torná-lo um planeta rochoso muito grande ou um gigante gasoso anão. O Gliese 163c gira em torno de sua fraca estrela a cada 26 dias, a uma distância de 50 anos-luz da Terra. Sua estrela-mãe está na constelação de Dorado.

9. Gliese 581d

Pelo menos um estudo supõe que Gliese 581d possa ter uma atmosfera espessa de dióxido de carbono. É cerca de sete vezes mais massivo que a Terra, orbita uma estrela anã vermelha e é um planeta irmão do Gliese 581g, também potencialmente habitável. A apenas 20 anos-luz de distância do sol, o Gliese 581d está praticamente no quintal da Terra.

10. Tau Ceti f

Tau Ceti f é um candidato à super-Terra, como seu irmão Tau Ceti e, mas orbita próximo à borda externa da zona habitável de Tau Ceti. O Tau Ceti f é pelo menos 6,6 vezes mais massivo que a Terra, e pode ser adequado para a vida se sua atmosfera retiver quantidades significativas de calor.