Desde que os humanos surgiram na Terra, eles se perguntam se há outros
planetas como o nosso, com água, alimentos, ar e outras espécies inteligentes. Mas recentemente, a ciência conseguiu avançar a ponto de nos permitir estudar outros mundos, há anos-luz de distância. Encontrar outro planeta com possibilidades de abrigar vida é tremendamente emocionante para os astrônomos, e para qualquer fã de astronomia. Por isso, reunímos aqui os 10 principais exoplanetas que podem hospedar vida extraterrestre.

1. Kepler-186f

10 exoplanetas que podem hospedar vida extraterrestre

O Kepler-186f é o primeiro exoplaneta do tamanho da Terra verdadeiramente encontrado na zona habitável de sua estrela hospedeira. Esse planeta, a 490 anos-luz da Terra, é apenas 10% maior que o nosso planeta, e é quase todo rochoso.

2. Gliese 581g

10 exoplanetas que podem hospedar vida extraterrestre

Este planeta é uma descoberta controversa. Foi descoberto em 2010, mas houve dificuldade de o confirmar como exoplaneta. Ainda assim, a Universidade de Porto Rico diz que o Gliese 581 pode ser o principal candidato à vida alienígena. Se confirmado, este mundo rochoso fica a cerca de 20 anos-luz de distância do sol, e é duas a três vezes maior que a Terra. Ele orbita sua estrela-mãe, Gliese 581, a cada 30 dias na constelação de Libra.

3. Gliese 667Cc

10 exoplanetas que podem hospedar vida extraterrestre

Outra "super-Terra", Gliese 667Cc, também fica perto da Terra: a cerca de 22 anos-luz de distância, na constelação de Escorpião. O planeta é pelo menos 4,5 vezes maior que a Terra e leva 28 dias para fazer uma órbita completa em torno de sua estrela-mãe, GJ 667C. A estrela-mãe na verdade faz parte de um sistema de três sóis. A estrela é uma estrela anã da classe M, que representa cerca de um terço da massa do sol da Terra.

4. Kepler-22b

10 exoplanetas que podem hospedar vida extraterrestre

Embora o Kepler-22b seja maior que a Terra, ele orbita uma estrela bastante próxima em tamanho e temperatura do sol da Terra. O Kepler-22b tem 2,4 vezes o tamanho da Terra e, assumindo que seu efeito estufa é semelhante ao da Terra, tem uma temperatura superficial estimada em 22 graus Celsius. Seu sistema estelar fica a cerca de 600 anos-luz de distância do nosso sol, na constelação Cygnus.

5. HD 40307g

10 exoplanetas que podem hospedar vida extraterrestre

A "Super-Terra" HD 40307g orbita confortavelmente dentro da zona habitável de sua estrela-mãe. Fica a cerca de 42 anos-luz da Terra, na constelação Pictor. Está tão perto que os futuros telescópios poderão observar sua superfície. Ele orbita sua estrela-mãe a cerca de 90 milhões de quilômetros de distância, o que é pouco mais da metade da distância entre o Sol e a Terra, de 150 milhões de quilômetros.

6. HD 85512b

10 exoplanetas que podem hospedar vida extraterrestre

O HD 85512b foi anunciado em 2011 como parte de um tesouro de 50 planetas descobertos pelo instrumento HARPS, no Chile, que busca velocidade planetária de alta precisão radial. Este planeta é cerca de 3,6 vezes mais massivo que a Terra. Ele está a cerca de 35 anos-luz do nosso sol, na constelação Vela. Os pesquisadores esperam um dia descobrir se há água em sua superfície.

7. Tau Ceti e

10 exoplanetas que podem hospedar vida extraterrestre

O planeta Tau Ceti foi descoberto em dezembro de 2012, e encontra-se a apenas 11,9 anos-luz da Terra. Este mundo é uma "super-Terra", com pelo menos 4,3 vezes mais massa que o nosso planeta. Dependendo da atmosfera, o Tau Ceti e poderia ser um planeta levemente quente, adequado para uma vida simples, ou um mundo escaldante como Vênus.

8. Gliese 163c

10 exoplanetas que podem hospedar vida extraterrestre

A massa de Gliese 163c coloca o planeta em uma zona cinzenta. O planeta tem sete vezes a massa da Terra, o que poderia torná-lo um planeta rochoso muito grande ou um gigante gasoso anão. O Gliese 163c gira em torno de sua fraca estrela a cada 26 dias, a uma distância de 50 anos-luz da Terra. Sua estrela-mãe está na constelação de Dorado.

9. Gliese 581d

10 exoplanetas que podem hospedar vida extraterrestre

Pelo menos um estudo supõe que Gliese 581d possa ter uma atmosfera espessa de dióxido de carbono. É cerca de sete vezes mais massivo que a Terra, orbita uma estrela anã vermelha e é um planeta irmão do Gliese 581g, também potencialmente habitável. A apenas 20 anos-luz de distância do sol, o Gliese 581d está praticamente no quintal da Terra.

10. Tau Ceti f

10 exoplanetas que podem hospedar vida extraterrestre

Tau Ceti f é um candidato à super-Terra, como seu irmão Tau Ceti e, mas orbita próximo à borda externa da zona habitável de Tau Ceti. O Tau Ceti f é pelo menos 6,6 vezes mais massivo que a Terra, e pode ser adequado para a vida se sua atmosfera retiver quantidades significativas de calor.