Os 10 alimentos mais saudáveis para idosos

Quando se chega à uma certa idade, é preciso redobrar os cuidados com a saúde e principalmente com a alimentação. Muitos alimentos podem ser benéficos para os idosos, mantendo-os saudáveis.

Por Cássio Coelho

Quando se chega à uma certa idade, é preciso redobrar os cuidados com a saúde e principalmente com a alimentação. Muitos alimentos podem ser benéficos para os idosos, mantendo-os saudáveis e também ajudando a manter uma boa memória. Claro que os alimentos não são milagrosos e não curam doenças ou evitam a demência, mas ter uma alimentação saudável pode trazer diversos benefícios para as pessoas idosas. Neste artigo você vai conferir os 10 alimentos mais saudáveis para idosos.

10 Alimentos mais saudáveis para idosos

1. Maçã

Além de deliciosa, a maça é uma fruta excelente para quem tem colesterol alto ou que deseja manter os níveis de açúcar no sangue regulados. Isso porque, a fibra solúvel que esta fruta possui, ajuda a baixar o colesterol e retardar a absorção de glicose. Soma-se isso ao potássio, antioxidantes e vitamina C que estão presentes nesta fruta. Portanto, a maçã é altamente recomendada para idosos.

maçã

2. Mariscos e ostras

Tanto os mariscos, como também as ostras e vieiras, são excelentes alimentos para idosos. Isso porque, esse alimentos possuem vitamina B12, ferro, magnésio e potássio, elementos benéficos para a função cerebral e ajuda na memória.

ostras

3. Vegetais

De acordo com um estudo, os vegetais como espinafre e couve, além do brócolis, estão associados a níveis mais baixos de declínio cognitivo à medida que as pessoas envelhecem. Ou seja, são alimentos excelentes para retardar os efeitos do envelhecimento.

couve

4. Peixes de águas frias

O peixe é um alimento que sempre foi relacionado à boa alimentação. Para pessoas com idade mais avançada, os peixes de águas mais frias são muito recomendados. Salmão e atum são exemplos de peixes de águas frias. Eles possuem altos níveis de ácidos graxos ômega-3, tornando-os bons para o coração e o cérebro. Se você não gosta de peixes e frutos do mar, feijão, nozes, linhaça e óleos saudáveis ​​podem ser bons substitutos.

salmão

5. Ovos

O ovo é um alimento polêmico que sempre dividiu opini`òes, mas atualmente, ele não pode faltar em nenhuma dieta saudável, principalmente para pessoas mais idosas. Além de fácil preparo, os ovos são cheios de proteínas. Eles também possuem colina, que é uma vitamina B que beneficia a memória e incentiva o gerenciamento do estresse.

ovos

6. Aspargos

Os aspargos estão cheios de nutrientes que beneficiam os idosos. O licopeno, por exemplo, pode proteger contra o câncer de próstata. A vitamina A estimula o sistema imunológico e a saúde ocular, enquanto a fibra ajuda na redução do colesterol e contribui para a saúde do coração. Portanto, é um alimento altamente recomendado para a terceira idade.

aspargos

7. Frutas de pele escura

As frutas de pele escura possuem uma grande quantidade de antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres prejudiciais no corpo. Mirtilos, amoras, morangos, framboesas, ameixas, laranjas, uvas vermelhas e cerejas são todas boas opções para pessoas idosas.

amoras

8. Chocolate amargo

Muitas pessoa pensam que o chocolate é um grande vilão na dieta, entretanto, quando falamos de chocolate amargo, estamos falando de um alimento em quantidades corretas, pode fazer muito bem para a saúde dos idosos. O chocolate amargo está repleto de antioxidantes e pode ajudar a prevenir ataques cardíacos, diminuir a pressão sanguínea e diminuir o risco de derrame. Entretanto, é preciso apreciar este alimento com moderação.

chocolate

9. Café

Esta bebida dos deuses é apreciada por grande parte da população mundial e possui diversos benefícios para a saúde se apreciado com moderação. Beber café pode reduzir o risco de doença de Alzheimer, doenças cardíacas e respiratórias, derrame, diabetes e infecções. Portanto, uma xícara de café sempre vai bem, principalmente para idosos.

cafe

10. Iogurte Grego

Por fim, chegamos neste saudável alimento que pode ser uma sobremesa muito saborosa. O iogurte grego é rico em proteínas e probióticos favoráveis ​​à digestão, e possui pouco açúcar. Além disso, ele também possui uma grande quantidade de cálcio, o que é fundamental para a saúde dos ossos. Portanto, o iogurte grego é outro ótimo alimento para idosos.

iogurte

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