O universo é extremamente fascinante, o que acaba despertando a curiosidade dos seres humanos. Mas o universo não é apenas incrível, ele também é gigantesco. Para se ter ideia de seu tamanho, nós somos como grãos de areia. Mesmo que você não pare para pensar nisso, o universo pode estar repleto de fenômenos incríveis e assustadores ao mesmo tempo. Podemos citar como exemplo, os famosos e perigosos buracos negros, que ''devoram'' tudo que enxergam pela frente quando estão em movimento. Mas este é apenas um dos vários fenômenos que ocorrem. Neste artigo, você vai conferir 10 fatos assustadores sobre o universo.

buraco

10 Fatos assustadores sobre o universo

10. O Juízo Final do Bóson de Higgs

Quando falamos em fim do mundo, a primeira coisa que vem a nossa cabeção são os mais diversos cenários apocalípticos. Entretanto, cenários mais perigosos e plausíveis do do fim do mundo, vêm dos próprios cientistas, sendo o Bóson de Higgs um dos principais. Muitos cientistas renomados acreditam que isso possa ocorrer ou já está ocorrendo. Entre os grandes gênios da ciência que tem esse pensamento, podemos citar o já falecido Stephen Hawking. O ''juízo final'' começaria com uma bolha cheia de energia Higgs flutuante, que deveria permanecer consistente para o universo permanecer estável. A bolha se espalharia como o vácuo, reprogramando fundamentalmente e em alguns casos, desintegrando os átomos à medida que avança. Alguns cientistas pensam que ele já começou, e a bolha pode estar a caminho das partes escuras do universo em breve. Embora outros digam que isso vai ocorrer, deverá demorar muito tempo até que chegue por aqui.

9. Galáxias ''devorando'' outras galáxias

Podemos utilizar a expressão ''canibalismo galático para definir as galáxias maiores que estão por aí ''devorando'' as galáxias maiores por aí devorando outras menores. Além disso, existe a possibilidade real de acontecer conosco e isso pode ser assustador. Entretanto, não há nada com que se preocupar, pois isso não acontecerá em um futuro próximo. Muitas outras galáxias por aí, no entanto, estão sendo devoradas por uma maior apenas porque não tinha nada melhor para fazer naquele dia.Também não é tão longe de nós. Andrômeda,a galáxia mais familiar para os leigos e parte do nosso Grupo Local, na verdade devorou ​​uma galáxia irmã da Via Láctea, cerca de dois bilhões de anos atrás. Também é esperado que isso ocorra com a Via Láctea em cerca de 4,5 bilhões de anos.

8. O Buraco Negro Supermassivo

Existem coisas acontecendo no universo que nem conseguimos imaginar. Além disso, existem coisas que podem ser extremamente grandes e perigosas. Uma dessas coisas é o maior buraco negro em movimento já gravado. A energia deste buraco negro veio da fusão de dois buracos negros no centro da galáxia, porque é claro que isso também acontece no espaço.

7. Buracos negros se movendo pelo Universo

Os Buracos negros, como todos sabemos, são partes super densas do espaço com campos gravitacionais incrivelmente altos, tanto que nem a luz pode escapar deles. Eles engolem tudo em seu campo gravitacional. Mas o grande problema se dá quando eles começam a se mover. Em alguns casos, eles começam a se mover em imensas velocidades, consumindo tudo que está em seu caminho. Eles podem estár mais próximos do que você imagina, um buraco negro do tamanho de Júpiter está se movendo pela Via Láctea. Anteriormente, era considerado estacionário, embora, de acordo com algumas pesquisas recentes, não seja realmente.

6. Estrelas zumbis

Tudo que está vivo, naturalmente morrerá um dia e isso pode ser aplicado também quando falamos do Universo. A morte das estrelas é um dos fenômenos mais interessantes do universo. Todas as estrelas que nós observamos nos céus já estão mortas ou morrerão em algum momento, entretanto, a luz ainda não chegou até nós. Devemos incluir ainda neste fato o Sol, que também é uma estrela. Porém, em alguns casos raros, as estrelas podem morrer e voltar à vida como se nada tivesse acontecido, algo que confunde até mesmo os cientistas. Eles descobriram recentemente ''estrelas zumbis'' que deveriam ter morrido em seus estágios de supernova, mas de alguma forma sobreviveram, e agora estão se espalhando pelo espaço. Nós não os entendemos completamente, é por isso que esperamos que elas se mantenham bem longe.

5. As Galáxias Sem Matéria Escura

O que nós conseguimos observar do universo, é apenas um grão de areia de todo o resto. Uma esmagadora maioria é composta de algo chamado matéria escura. A matéria escura permeia tudo, e enormes partes do universo são constituídas por ela, na realidade, quase a totalidade do universo. Ainda mais misteriosa, porém, é a galáxia sem matéria escura. Postulou-se anteriormente que, seja qual for a matéria escura, o universo precisa dela para manter as coisas unidas. A galáxia, juntamente com outras semelhantes, prova que a matéria escura não é essencial para manter as galáxias coladas, aprofundando ainda mais o mistério da coisa toda.

4. A colisão tripla da galáxia

Existem eventos extremamente assustadores no universo que muitas vezes preferimos não ficar sabendo disso. Um desses eventos é a rara colisão entre três galáxias , como a que observamos em 2007. Enquanto duas galáxias colidem umas com as outras com mais frequência do que pensamos, é raro ver três delas fazerem isso. O que parece ser apenas uma mancha de luz nas fotos são três conjuntos enormes de estrelas se fundindo, formando estrelas em um ritmo alucinante.

3. O maior buraco negro já encontrado

Existem muitos mistérios no universo que ainda não foram desvendados e quando achamos que descobrimos algo, na realidade, nada foi descoberto. Por exemplo, o maior e mais brilhante buraco negro encontrado no universo primitivo. Ele está no centro de um quasar que os cientistas descobriram recentemente. Conhecido como SDSS J0100 + 2802, é tão brilhante quanto 420 trilhões de sóis e, de longe, o quasar mais maciço que já foi descoberto. Não sabemos como se formou, pois nada na fase inicial do universo deveria ter ficado tão grande, o que também o torna o buraco negro mais misterioso que se tem conhecimento.

2. O Lugar mais frio do universo

O universo é considerado extremamente frio, pois o calor emitido pelas estrelas, afeta apenas uma pequena parte dele. Segundo alguns cientistas, o lugar mais frio absoluto no universo conhecido é a Nebulosa do Bumerangue. Nesta parte do Universo é tão frio que pode chegar em média a -236,57ºC. De acordo com um estudo recente, há uma explicação perfeitapara o frio neste local. Aparentemente, foi expulso depois que uma estrela se jogou em outra estrela maior, passando pelos últimos estágios de sua vida, fazendo com que a maior parte de sua matéria fosse expelida como uma explosão fria.

1. Matéria Estranha

Por fim, chegamos novamente a um assunto que já foi mencionado em outros fatos acima. O nome ''matéria estranha'' se deu pelo fato de que os cientistas não conseguiram explicar claramente do que se trata. Em essência, a matéria estranha, que pode conter muitos tipos de partículas, não é como qualquer coisa que já ja foi vista anteriormente. Veja bem, a matéria usual é composta de átomos com um núcleo, que contém os prótons e nêutrons. Eles, por sua vez, são compostos por quarks, que ficam bem embalados e dão a tudo ao nosso redor suas propriedades únicas. Em questão estranha, porém, os quarks correm livremente, aparentemente sem limites ou regras. É um tipo completamente diferente de matéria e, assustadoramente, pode transformar tudo o que entra em contato com suas próprias propriedades. Sim, um pequeno pedaço de matéria estranha em qualquer parte do universo poderia estar a caminho daqui agora, mudando completamente e, essencialmente, destruindo a própria natureza da matéria ao seu redor. Recentemente, os cientistas encontraram algo muito semelhante ao que eles acham que seria uma matéria estranha.

Então, o que achou dos 10 fatos mais assustadores sobre o universo?